#vemprimeirão

Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de Artes e Atualidades. É mantido por alunos de uma turma de 9º ano B do Ensino Fundamental Maior, do Colégio Clita Batista. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

atualidades

Atentados em Paris: perguntas e respostas sobre os ataques

Pior ataque da história da França deixou 129 mortos na noite de sexta.
Estado Islâmico reivindica responsabilidade: 'Cuidadosamente estudados'. 

Quantas são as vítimas dos ataques? Ao menos 129 pessoas foram mortas na série de ataques em Parisna noite desta sexta-feira (13), sendo 70 apenas na casa de shows Bataclan. É o pior ataque à França na história recente.
Quantos ataques aconteceram? Onde foram? Ao menos cinco locais foram alvo deataques simultâneos em uma região boêmia de Paris, onde as pessoas costumam sair para se divertir em uma sexta-feira à noite:
Na casa de shows Bataclan, na boulevard Voltaire, no 11º distrito, atiradores fizeram reféns e abriram fogo contra o público que assistia ao show da banda Eagles of Death Metal. Mais de 70 reféns foram mortos.
- No bar Le Carillon e no restaurante Le Petit Cambodge, na rua Alibert, no 10º distrito, frequentadores foram mortos por disparos. Segundo agências internacionais, foram 14 mortos.
- No bar La Belle Equipe, na rua Charonne, também no 11º distrito, atiradores abriram fogo contra os clientes. Ao menos dezenove pessoas foram mortas e há outras 13 feridas.
- Nas proximidades do Stade de France, bairro de Saint Dennis, no norte de Paris, um ataque supostamente lançado por um suicida ocorreu próximo ao estádio, onde França e Alemanha disputavam uma partida de futebol. Autoridades confirmaram quatro mortos e mais de 50 feridos.
- Na localidade na rua Beaumarchais foram 7 feridos, sendo 3 em estado grave.
De quem é a autoria dos ataques? O grupo radical Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade neste sábado (14) por ataques que mataram mais de 120 pessoas em Paris, segundo agências internacionais. Em uma declaração oficial, o grupo disse que seus combatentes presos a cintos com explosivos e carregando metralhadoras realizaram os ataques em vários locais no centro da capital francesa que foram cuidadosamente estudados. Antes, Hollande já havia anunciado que o grupo era o autor da ação terrorista.
Os terroristas foram mortos? O chefe de polícia de Paris, Michel Cadot, afirmou que, quando a polícia invadiu o local, quatro terroristas se suicidaram, detonando explosivos que três deles tinham em seus cintos. Ele afirmou ainda, segundo o jornal britânico "The Guardian", que antes de entrar no local os homens dispararam tiros de metralhadoras em cafés que ficam do lado de fora do Bataclan. A emissora de TV BFM e o jornal "Liberation", que cita o procurador de Paris, François Molins, dizem que cinco terroristas foram "neutralizados" no total. Agências internacionais de notícias, no entanto, informam que 8 terroristas morreram, dos quais 7 se suicidaram. 
Há brasileiros entre os feridos? Os dois brasileiros - um homem e uma mulher - feridos nos ataques de Paris na noite desta sexta estão fora de risco, segundo informou a cônsul-geral do Brasil na França, Maria Edileuza Fontenele Reis, em entrevista ao "Hora 1". Eles estavam no restaurante Le Petit Cambodge, nas proximidades do Canal Saint-Martin, no 10° distrito da capital, um dos locais onde ocorreram tiroteios que deixaram dezenas de mortos e feridos em estado grave. Um dos brasileiros feridos tomou três tiros nas costas e foi operado. Ele é um arquiteto que está de passagem por Paris para eventos profissionais, segundo informormou a cônsul à BBC.
Qual é o telefone de informações para brasileiros na França? O Consulado-Geral do Brasil em Paris, na França, divulgou um número de emergência para brasileiros que precisem de apoio ou de informações no país. O telefone é +33 6 80 12 32 34.
Os integrantes da banda Eagles of Death Metal estão bem? Sim, a banda está a salvo. No início do ataque à casa de shows Bataclan, o grupo escapou do palco pelos bastidores, segundo afirmou o irmão de um dos membros, Michael Dorio. O irmão dele, Julian Dorio, é o baterista do grupo. Em entrevista à CNN, Michael disse que os músicos chegaram a ver os atiradores, mas encerraram o show quando notaram o ataque e fugiram. "Quando eles ouviram os tiros, eles apenas correram para o backstage. Ele me disse que viu os atiradores, mas não ficou por ali", explicou Dorio. O Eagles of Death Metal é atração do festival Lollapalooza São Paulo, em 2016.
Qual a relação do homem preso na Alemanha com os atentados? A ligação entre um homem detido na Alemanha na semana passada na posse de armas automáticas e explosivos e os ataques em Paris tem "fundamento", declarou neste sábado o ministro-presidente da Baviera, Horst Seehofer. Contudo, o porta-voz da polícia se recusou a confirmar à AFP uma conexão com os ataques em Paris, dizendo que não poderia dizer "o que ele pretendia fazer com suas armas".
Como está a França agora? Em estado de emergência. O exército francês patrulhará as ruas de Paris nos próximos dias para evitar novos atentados, anunciou François Hollande. "As forças de segurança e o exército, a quem agradeço sua atuação ontem, estão mobilizadas ao maior nível de suas possibilidades", disse Hollande. Seis mil agentes vistoriam fronteiras e aeroportos. A polícia emitiu um alerta, pedindo que os parisienses não deixem suas casas, "a não ser em caso de absoluta necessidade". Lugares públicos devem reforçar a segurança nas entradas e acolher aqueles que estiverem em necessidade. A polícia também ordenou que se interrompam as manifestações e eventos em áreas externas. Em Paris, os hospitais entraram em "Plano Branco", um estado de emergência e crise, segundo o "Le Monde". Cinco linhas de metrô tiveram seus serviços interrompidos.
O que o presidente da França declarou? François Hollande disse neste sábado, em uma declaração à nação, que os atentados da noite de sexta em Paris "são um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França". Além disso, Hollande afirmou que os ataques foram organizados "no exterior da França" e que contaram com "cúmplices no interior" do país.
O que líderes mundiais falaram? Barack Obama, presidente dos EUA, disse em entrevista na Casa Branca: "Esse é uma ataque não apenas contra Paris e o povo da França. É um ataque contra a humanidade e os valores que compartilhamos (...) Aqueles que acham que podem aterrorizar o povo da França e os valores que eles representam estão errados". No Twitter, a presidente Dilma Rousseff que está "consternada pela barbárie terrorista". "Expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês". Leia mais declarações aqui.
O que os brasileiros que estavam em Paris disseram? "Vi as pessoas correndo, caindo por cima das outras, após sair do estádio", relatou o pernambucano Thiago Luna, de 19 anos, que mora em Paris há 8 meses e assistia ao jogo entre França e Alemanha, no Stade de France. Welliton Caixeta Maciel contou que está em Paris para fazer sua pesquisa de doutorado. Ele estava se dirigindo a um local próximo a onde houve um dos ataques para encontrar alguns amigos, mas foi alertado para voltar para casa. "Um dos meus amigos me escreveu mandando mensagem dizendo para não sair porque tinha acontecido tiroteios. Até então eles não sabiam o que era aquilo. Voltei pra casa e fui ler o que estava havendo. Em menos de duas horas isso foi tomando uma proporção terrível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário