#vemprimeirão

Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de Artes e Atualidades. É mantido por alunos de uma turma de 9º ano B do Ensino Fundamental Maior, do Colégio Clita Batista. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Atualidades

  • Samarco admite que barragens ainda podem se romper em Mariana (MG)


  • Imagem aérea mostra barragem de Germano, da mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG)
    Imagem aérea mostra barragem de Germano, da mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG)
A barragem de Santarém, que represa parte dos rejeitos da barragem do Fundão, que rompeu e causa a onda de lama que matou várias pessoas e segue pelo rio Doce,  pode também romper já que foi danificada após o desastre de Mariana (MG). A barragem de Germano, mais distante de ambos, também corre riscos.
Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (17), na sede da Samarco, em Mariana (MG), representante da empresa admitiu que não está descartado um rompimento..
"Hoje os fatores de segurança para a barragem de Selinha [dique da barragem de Germano] que é menor dos barramentos de Germano, é o 1,22. É o menor fator de segurança que a gente tem", disse Kleber Terra, Diretor de Operações e Infraestrutura, para completar que Santarém está com fator de segurança em 1,37. Conforme ele, as normas que regem as medidas de segurança em barragens exigem um fator acima de 1,5.
Segundo outro representante da empresa, a barragem de Santarém pode se romper caso haja um "fluxo descontrolado" de materiais.
"A maior preocupação mesmo, na barragem de Santarém, é a erosão. Então, um fluxo descontrolado passando novamente por cima da barragem, nós poderíamos aumentar, sim, essa erosão e poderíamos ter, sim, passagem desse material que está retido à montante para à jusante", afirmou engenheiro civil geotécnico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário