#vemprimeirão

Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de Artes e Atualidades. É mantido por alunos de uma turma de 9º ano B do Ensino Fundamental Maior, do Colégio Clita Batista. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Atualidades-

Acho lamentável porque é insustentável, diz Dilma sobre reajuste do Judiciário

A presidente Dilma Rousseff criticou nesta quarta-feira, 01, a decisão do Senado, em votação na noite desta terça-feira, 30, de aprovar reajuste salarial de até 78% entre 2015 e 2017 para os servidores do Poder Judiciário. "Achamos lamentável, porque é insustentável um País como o nosso, em qualquer circunstância, dar níveis de aumento tão elevados", criticou a presidente, que está em viagem oficial aos Estados Unidos. Segundo ela, tal nível de reajuste "de fato, compromete o ajuste fiscal".
A presidente, entretanto, não disse se irá vetar o aumento salarial ao Judiciário. "Não discuto veto antes da hora", afirmou a presidente.
Em seguida, porém, Dilma fez elogios ao Congresso e agradeceu que parte expressiva do ajuste fiscal já foi aprovada. "Não chamaria de desafio, porque faz parte da democracia", disse a presidente.
A presidente lembrou que ontem, ao mesmo tempo que o Senado aprovou o reajuste para o Judiciário (assunto negativo para o governo), a Câmara rejeitou a proposta de reduzir de 18 ara 16 anos a maioridade penal para alguns tipos de crimes (seguindo posição defendida pelo Planalto). "O Congresso, como democracia, é assim. Tem dia que você ganha. Tem dia que você perde", argumentou a presidente.
Diante desse cenário de pluralidade de discussões e opiniões que surgem dentro do Legislativo, Dilma disse que não há mal-estar nas relações do Planalto com o Congresso. "Acho que tem hora que vocês criam um clima que não existe", disse.

Lula

A presidente também minimizou críticas realizadas recentemente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O meu querido presidente Lula tem todo direito de fazer as críticas que ele quiser, especialmente a mim. E eu sempre encontro com ele, mas não tenho nada marcado por agora", afirmou. Lula, há pouco tempo, criticou o modo como Dilma está conduzindo a articulação do ajuste fiscal no Congresso.
Dilma não quis comentar os resultados da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. "Não comento pesquisa, nem quando sobe, nem quando desce", comentou a presidente.
A avaliação negativa do governo da presidente Dilma Rousseff, de 68% dos entrevistados, é a pior da série histórica do levantamento feito pelo Ibope divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O porcentual daqueles que avaliam como ruim ou péssimo o governo bateu o recorde nos 29 anos dos dados compilados pela pesquisa e ultrapassou a marca negativa do então presidente José Sarney em julho de 1989.
Por outro lado, a avaliação positiva do governo de Dilma, de 9%, só não foi pior à registrada por Sarney em sondagens realizadas em junho e em julho de 1989. Na ocasião, Sarney tinha 7% de avaliação ótima ou boa dos entrevistados.
O levantamento foi realizado entre 18 e 21 do mês passado, antes da divulgação do conteúdo da delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais e o grau de confiança é de 95%.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/07/01/acho-lamentavel-porque-e-insustentavel-diz-dilma-sobre-reajuste-do-judiciario.htm

Atualidades-

Obama anuncia restabelecimento de relações diplomáticas com Cuba

Anúncio era esperado desde que Washington retirou Havana, no fim de maio, da lista negra dos Estados que apoiam o terrorismo

Obama anuncia restabelecimento de relações diplomáticas com Cuba BRENDAN SMIALOWSKI /AFP
Obama disse que se tratava de um passo histórico na relação entre os dois paísesFoto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou formalmente nesta quarta-feira o restabelecimento das relações diplomáticas plenas com Cuba e que irá reabrir a embaixada americano no país no próximo dia 20. Obama ainda pediu ao Congresso americano que "coloque um ponto final" no embargo em vigor contra a ilha.
Em um discurso na Casa Branca, Obama disse que se tratava de um passo histórico na relação entre os dois países e informou que o secretário de Estado, John Kerry, viajará a Havana neste mês para hastear a bandeira americana na nova embaixada.
A televisão cubana havia informado mais cedo nesta manhã sobre a decisão de Raúl Castro – expressada em uma carta a Obama – de restabelecer relações diplomáticas com Washington. Raúl Castro escreveu "que a República de Cuba decidiu restabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos da América e abrir missões diplomáticas permanentes em nossos respectivos países, no dia 20 de julho de 2015", disse a televisão cubana.
O anúncio era esperado desde que Washington retirou Havana, no fim de maio, da lista negra dos Estados que apoiam o terrorismo. A iniciativa é apoiada por uma ampla maioria de americanos. Existe a possibilidade de Obama visitar Cuba em 2016.                       REFERÊNCIA:http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/07/obama-anuncia-restabelecimento-de-relacoes-diplomaticas-com-cuba-4792874.html

Atualidades



   

Obama anuncia volta de relações com Cuba e abertura de embaixada

Reaproximação ocorre após 18 meses de conversas mediadas pelo Papa.
Embaixadas nos dois países devem ser reabertas a partir de 20 de julho.

   O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (1º) que seu país retomou relações diplomáticas com Cuba e que os dois países irão abrir embaixadas nos respectivos territórios.
Segundo Obama, ainda no verão americano o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, irá a Cuba para hastear a bandeira dos EUA novamente em Havana.
“Mais de 54 anos atrás, no coração da Guerra Fria, os Estados Unidos fecharam sua embaixada em Cuba. Hoje posso anunciar que retomamos as relações diplomáticas e vamos reabrir nossa embaixada nos dois países”, disse Obama no jardim da Casa Branca.
   O presidente americano ressaltou que está diante de um passo histórico, e afirmou que o progresso ocorrido nas relações entre os dois países mostra que "não devemos ficar presos no passado".
    "Um ano atrás poderia parecer impossível que os Estados Unidos um dia voltariam a hastear nossa bandeira... sobre uma embaixada em Havana", disse Obama.
 Impacto
   O presidente afirmou que as medidas não são apenas simbólicas, mas terão como impacto direto na vida dos cubanos – trabalhando com o país para avançar no campo da democracia e dos direitos humanos.

    Ele ressaltou, entretanto, que os dois países seguem tendo diferenças profundas, que incluem a liberdade de expressão. Por isso, os EUA continuarão a se manifestar quando não concordarem com os valores cubanos.
    O presidente americano ainda afirmou que já é hora para o Congresso americano levantar o embargo econômico contra Cuba – medida que o governo cubano declarou ser necessária para o restabelecimento de relações entre os
 Carta
   Mais cedo, o diplomata-chefe dos EUA em Havana entregou uma carta de Obama direcionada ao presidente cubano, Raúl Castro, que tratava sobre a restauração das relações diplomáticas entre os dois países.

   O americano Jeffrey DeLaurentis entregou a carta ao ministro interino das Relações Exteriores cubano, Marcelino Medina, em Havana. Segundo o ministro, a carta dizia que os dois países irão abrir suas respectivas embaixadas no dia 20 de julho ou a partir desta data.
   A TV estatal cubana também afirmou que Raúl Castro disse em carta a Obama que Cuba decidiu retomar as relações diplomáticas e abrirá uma nova embaixada a partir de 20 de julho.
   O governo cubano também afirmou que o fim das sanções econômicas é necessário com a restauração das relações diplomáticas, e afirmou que o governo dos EUA deve devolver a base militar de Guantánamo para Cuba.
Reaproximação
    Na sequência de 18 meses de negociações secretas mediadas pelo Papa Francisco e Canadá, os dois líderes anunciaram em dezembro – em separado, mas simultaneamente – que planejavam reabrir embaixadas nas capitais um do outro e normalizar as relações.

    O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, é esperado em uma cerimônia de hasteamento da bandeira em Havana no final deste mês, quando a Seção de Interesses vai passar à condição de embaixada. A missão de Cuba em Washington passará por uma atualização semelhante.
    O acordo de dezembro também incluiu uma troca de prisioneiros e tentou deixar para a história 56 anos de recriminações mútuas desde que os rebeldes comandados por Fidel Castro derrubaram o governo de Fulgencio Batista, apoiado pelos EUA, em 1º de janeiro de 1959.
   Dois anos mais tarde, o presidente norte-americano, Dwight Eisenhower, fechou a embaixada dos EUA em Havana, em 3 de janeiro de 1961, menos de três semanas antes de o presidente eleito, John F. Kennedy, tomar posse.
   Em abril do mesmo ano, Kennedy iria autorizar a invasão de Cuba pelos EUA, organizada por uma força de exilados cubanos. O ataque à Baía dos Porcos falhou e reforçou a posição de Fidel no país e no exterior.
Em outubro de 1962, Washington e Moscou quase foram à guerra nuclear por causa de mísseis soviéticos estacionados em Cuba.
  Obstáculos
    Sempre desafiando seu vizinho situado a 145 quilômetros de distância, Fidel Castro, de 88 anos, permaneceu no poder até 2008, quando entregou o cargo a seu irmão Raúl, de 84.

   Com as relações diplomáticas restauradas, os Estados Unidos e Cuba se voltarão para a tarefa mais difícil de normalização das relações globais.
    Os principais obstáculos incluem o embargo econômico dos EUA a Cuba e a base naval de Guantánamo, em Cuba, que os Estados Unidos arrendaram em 1903. Cuba quer que esses 116 quilômetros quadrados retornem ao país como território soberano integral.
   Obama, um democrata, pediu ao Congresso controlado pelos republicanos que remova o embargo de 53 anos, mas a liderança conservadora vem resistindo.

Atualidade

     Mulher confessa que matou grávida para      roubar bebê em Minas Gerais

 

 A mulher presa na manhã desta quarta-feira, suspeita de matar a grávida Patrícia Xavier da Silva, de 21 anos, em Ponte Nova, Minas Gerais, confessou o crime. Detida com o marido, Gilmária Silva Patrocínio admitiu que matou a mulher que estava no nono mês de gestação para roubar o bebê, que ainda estava na barriga da vítima. O bebê, um menino, está vivo e recebe os cuidados de assistentes sociais.
 No depoimento à polícia, Gilmária chegou a negar a autoria do crime, mas não sustentou a versão apresentada e depois confessou que havia cometido o delito. A Polícia Civil informou ainda que, na tarde desta quarta-feira, vai com Gilmária fazer a reconstituição do crime. Ela e o marido, que não identidade revelada, estão presos preventivamente. A polícia ainda procura por outro suspeito de participação no assassinato.
  No depoimento à polícia, Gilmária chegou a negar a autoria do crime, mas não sustentou a versão apresentada e depois confessou que havia cometido o delito. A Polícia Civil informou ainda que, na tarde desta quarta-feira, vai com Gilmária fazer a reconstituição do crime. Ela e o marido, que não identidade revelada, estão presos preventivamente. A polícia ainda procura por outro suspeito de participação no assassinato.
 Patrícia foi encontrada morta nesta terça-feira, depois de ficar por quatro dias desaparecida. Na sexta-feira, a jovem saiu de casa para fazer o último exame antes do parto. O corpo dela foi encontrado com um corte no pescoço e outro na barriga. O bebê já havia sido retirado.

O corpo da jovem foi encontrado amordaçado Foto: |Reprodução / Facebook
O corpo da jovem foi encontrado amordaçado Foto: |Reprodução / Facebook
 Agentes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local após uma denúncia anônima. De acordo com a polícia, tudo indica que a jovem foi assassinada pouco tempo antes de ser encontrada, já que o corpo não estava em estágio avançado de decomposição. No local, foram encontrados um colchão, um cobertor, um lenço, um copo de água e restos de comida. A polícia investiga se, antes de morrer, a vítima ainda foi feita refém no local.
 A jovem era casada há mais de sete anos e esperava seu primeiro filho. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. Ainda não há informações sobre o sepultamento da vítima.
 

Vaticano divulga documento histórico em defesa do meio ambiente- Atualidade

    Papa diz que o mundo vai ver destruição de ecossistemas se nada for feito ,pedindo assim, modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade.

       O vaticano divulgou nesta quinta-feira (18) a encíclica verde -- uma carta do Papa com orientações para a igreja. Pra salvar o planeta, Francisco defende uma mudança radical no modelo econômico e no estilo de vida das pessoas.
        O Papa disse que a ação do homem arruinou a terra e, que se nada for feito, o mundo vai assistir à destruição de ecossistemas inteiros ainda neste século. O documento, de 192 páginas, pede um novo modelo de desenvolvimento, uma nova definição de progresso que não se baseie apenas no modelo econômico e tecnológico, mas numa economia sustentável.
         Francisco afirma que combustíveis fósseis precisam ser substituídos com urgência, critica duramente o consumismo em excesso e propõe outro estilo de vida.  Lembra que gestos cotidianos podem ser fundamentais, como evitar o uso de plástico e papel, separar o lixo, reduzir o desperdício de comida e o consumo de água. O texto mostra ainda preocupação com novos conflitos, e faz um alerta: guerras possam ser geradas pela falta de bens naturais, como a água. O Papa defende uma agricultura sem transgênicos e o respeito pelos povos primitivos.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/06/vaticano-divulga-documento-historico-em-defesa-do-meio-ambiente.html,

Memorial Chico Xavier é tema de reunião em Uberaba - Atualidade

       O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, esteve reunido nesta terça-feira (30) com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e parceiros do Memorial Chico Xavier, que está sendo construído ao lado da Mata do Carrinho, para estudar a formatação de um projeto de ocupação do espaço dentro da realidade do memorial.

          Paulo Piau apontou que o próximo passo da equipe de trabalho será determinar quem ficará a cargo da gestão do memorial, se será a Prefeitura ou o Instituto Chico Xavier, e quem ficará responsável pela manutenção, a parte financeira e o custeio dos materiais.
          O prefeito destacou a importância de definir com critério o que será colocado em cada local para que as pessoas, ao visitarem o memorial, entendam quem foi Chico Xavier e consigam assimilar a obra.

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/07/memorial-chico-xavier-e-tema-de-reuniao-em-uberaba.html