#vemprimeirão

Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de Artes e Atualidades. É mantido por alunos de uma turma de 9º ano B do Ensino Fundamental Maior, do Colégio Clita Batista. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Artes- Projeto que ensina artes à jovens

     Projeto que ensina artes a jovens já formou mais de 20 mil alunos em MG

 'Fazendo Arte' oferece inclusão artística a 1,5 mil alunos em Divinópolis.
Iniciativa muda vidas de jovens carentes.

     Um projeto social que ensina artes a jovens em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, já formou mais de 20 mil alunos ao longo de 13 anos. Hoje, 1.500 estudantes recebem aulas diárias de teatro, teatro musical, danças folclóricas, jazz, balé, hip hop, contação de histórias, viola caipira, violão, flauta, percussão, canto popular e artes plásticas. As oficinas são ministradas em dias alternados, em escolas na cidade e também em comunidades rurais. Além da formação e multiplicação do conhecimento, o projeto já é reconhecido internacionalmente.
A diretora artística do projeto, Lene Pereira, explica que ele existe desde 2002, é financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e atende a pessoas com idades entre 4 e 18 anos. Para a idealizadora e diretora do projeto, Lenir de Castro, o papel fundamental do "Fazendo Arte" é permitir que crianças, adolescentes e jovens tenham acesso a artes que não conheciam. 
                                                                                                                           
Vários órgãos públicos já premiaram o "Fazendo Arte". O Governo de Minas premiou, como melhor espetáculo, a peça 'Mojubá: Brasil em Preto e Branco'. Lenir de Castro foi premiada como melhor articuladora cultural. Também já houve várias moções congratulatórias por parte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Câmara de Divinópolis. "A gente não trabalha para ganhar prêmio, mas para inlcuir pessoas por meio da arte", disse a diretora.
                                             Experiência internacional
O projeto virou referência até mesmo fora do Brasil. O "Fazendo Arte" foi destaque em um livro da Red Latinoamericana-Europa de Trabajo Social Transnacion (Reletran). A publicação, distribuída em vários países, foi financiada pela União Europeia e destaca projetos concretos com resultados positivos nas cidades onde são aplicados.


O livro tem artigos de participantes do Reletran, que é uma proposta internacional de metodologias para as práticas sociais comunitárias visando fomentar a arte como ferramenta na transformação sociocultural. A proposta tem participantes do Panamá, Guatemala, Bolívia, Nicarágua, Chile, Brasil, México, Espanha, Colômbia e Alemanha.

http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2015/06/projeto-que-ensina-artes-jovens-ja-formou-mais-de-20-mil-alunos-em-mg.html
                                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário