#vemprimeirão

Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de Artes e Atualidades. É mantido por alunos de uma turma de 9º ano B do Ensino Fundamental Maior, do Colégio Clita Batista. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

países comunistas.Atualidades

Monumentos comunistas são desmontados em cidade da Ucrânia

Parlamento ucraniano aprovou lei que proíbe propaganda comunista no país.
Monumentos foram desmontados por jovens encapuzados.

Da France Presse
Moradores de Kharkiv removem estátua em homenagem a Nikolai Rudnev, construída em honra à extinta União Soviética (Foto: Sergei Bobok/AFP)Moradores de Kharkiv removem estátua em homenagem ao soldado Nikolai Rudnev, construída em honra à extinta União Soviética (Foto: Sergei Bobok/AFP)
Três monumentos de líderes comunistas foram desmontados por desconhecidos durante a madrugada de sábado em Kharkiv, a principal cidade industrial do leste da Ucrânia de maioria russa, três dias depois da aprovação de uma lei para "acabar com a sovietização" no país.
Os monumentos foram desmontados por jovens encapuzados, segundo um vídeo do movimento pró-Ucrânia de Kharkiv chamado Nakipelo ("Estamos fartos). Veja a gravação.
Com a ajuda de uma escada metálica, os jovens fixaram cabos na cabeça das estátuas e provocaram a queda com uma caminhonete, na presença da polícia, que nada fez para impedir a iniciativa.
Kharkiv, uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, é a capital da região que marca o início das áreas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk.
Contra a propaganda comunista e nazista
Trabalhadora limpa área onde ficava estátua em homenagem a Sergo Ordzhonikidze, um revolucionário bolchevique e político soviético (Foto: Sergei Bobok/AFP)Trabalhadora limpa área onde ficava estátua em homenagem a Sergo Ordzhonikidze, um revolucionário bolchevique e político soviético (Foto: Sergei Bobok/AFP)
Na quinta-feira, o Parlamento ucraniano aprovou uma lei que proíbe "a propaganda comunista e nazista", assim como os símbolos das duas ideologias.
O texto, que ainda precisa ser promulgado pelo presidente Petro Poroshenko, afirma que os monumentos dedicados aos dirigentes soviéticos, incluindo várias estátuas de Lenin, deverão ser desmontados. Também determina a alteração dos nomes das localidades, ruas ou empresas com referências ao comunismo.
Ucrânia sofre há mais de um ano com um conflito entre o leste separatista e o governo de Kiev, que provocou mais de 6.000 mortos.
Kiev e os países ocidentais acusam Moscou de fornecer armas aos rebeldes.
Na sexta-feira, o governo da Rússia acusou a Ucrânia de exacerbar o conflito com a nova lei e de usar métodos "totalitários" para favorecer o nacionalismo ucraniano.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário