#vemprimeirão

Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de Artes e Atualidades. É mantido por alunos de uma turma de 9º ano B do Ensino Fundamental Maior, do Colégio Clita Batista. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Prova de Linguagens do Enem cobra conhecimento de artes, educação física e tecnologias da informação


Não estranhe se você encontrar, em meio às perguntas sobre movimentos literários e regência verbal no Enem, pinturas de artistas como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral na prova de Linguagens. Isso porque, apesar de o estudo das artes não ser um tema tão comum no
 Ensino Médio, as obras de pintores como esses aparece praticamente todo ano no exame. É uma forma de deixar claro que a interpretação de textos deve ir além das palavras.

Nas questões, é exigido que o aluno interprete sua mensagem e defina o contexto histórico em que o quadro foi produzido. O conhecimento específico sobre autores não é tão importante quanto entender bem a linha do tempo das artes.
                                            Obras de arte Não é preciso ser um profundo conhecedor de artistas e datas, mas entender o contexto em que a obra foi criada. O que pode ter influenciado o artista. Para "ler" uma obra de arte, observe o tipo de traço, as cores usadas, se ela aparenta ser simples ou mais aprimorada. Quando der um branco sobre as informações da obra, é possível identificar ao menos o período a que ela pertence, fazendo uma leitura de tudo que é visível: cores, planos, linhas, manchas.
                                              Período clássico
A figura é representada de maneira "convencional" (pintura, escultura, gravura) e busca semelhança com o mundo visível.
                                              Período moderno 
Há "deformação" e a arte foge do mundo semelhante ao visível, mas ainda é uma escultura ou pintura.
                                             Período contemporâneo 
A obra foge das categorias mais clássicas das belas artes (pode ser uma instalação ou fotografia, por exemplo), não importando se é semelhante ao real.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/educacao/noticia/2015/09/prova-de-linguagens-do-enem-cobra-conhecimento-de-artes-educacao-fisica-e-tecnologias-da-informacao-4838980.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário